Reflexões

São tantos temas, tantos acontecimentos e tanto motivo para fazer um monte de coisa, mas sempre nos deparamos em algum momento com um vazio interior que nos dá a sensação de não saber quais atitudes tomar, sobre quais temas escrever e qual o lado da vida que devemos escolher! Assim, dentro do cotidiano que criamos para nós mesmos, deixamos que a vida nos leve, apenas existindo, e sem pensar sobre nada apenas vemos o tempo passar!

Refletir, entre outras significações, pode ser colocado como espelhar; talvez a si mesmo. Pensar sobre o que se tem sido, o que tem acontecido e o que se tem feito para mudar as coisas para melhor. Refletir é algo necessário e que deveria ser um hábito constante, o que traria muitas alegrias evitando atitudes impensadas vistas todos os dias. Pensar sobre as coisas e criar uma opinião, ao invés de aceitar o que nos é imposto ou então simplesmente não fazer nada.

Pessoas com opinião foram, são e sempre serão ameaças, pelo menos até que poucos pensem. Morrerão ainda pela cicuta, pela fogueira ou pelo desprezo dos que as veêm como ameaças vivas a arranhar a tranquilidade do comodismo burro! Pensadores são líderes perigosos, que não lideram exércitos poderosos mas mentes transformadoras, capazes de entender que o efeito não pode ser tomado pela causa, e que a inércia não pode ser interpretada como atividade criadora.

As grandes nações de hoje têm passado pela educação e não uma que cria executores, mas cientistas, filósofos e toda uma série de mentes pensantes que precisam ser valorizadas. A reflexão é o caminho para utilizar os conhecimentos até então existentes e até criticá-los, fornecendo base racional para se gerar coisas novas e corrigir erros antigos.

Nosso problema não é fruto da colonização. Justificar erros subseqüentes por um ocorrido há séculos não pode ser mais do que um erro. O conhecimento deve ser propagado e pensado! Olhar para trás não para decorar datas para provas desnecessárias, mas com o intuito de repensar a existência para as provas de uma vida evolutiva que, como toda evolução, precisa melhorar.

Reflexão é algo que ajuda, se aliada às atitudes corretas. Mas como saber quais são elas sem pensar sobre elas? Investir tempo útil em pensar como e o que fazer não pode nunca ser interpretado como desperdício, afinal de contas o que nos rodeia surgiu assim. Penso, logo existo. Não apenas pense, mas analise seus pensamentos e você! Entenda, propague o entendimento. Seja não apenas um livro no final da estante, cheio de poeira e conhecimentos parados. Transforme sua reflexão em atitudes reais, capazes de se tornarem úteis.

Muitas coisas nos distinguem dos animais, mas uma delas se destaca: temos a capacidade de pensar o que foi feito, entender as coisas erradas, corrigí-las e passar a fazer certo. Ainda temos mais uma diferença, e esta poucos aproveitam. Temos a consciência de saber o que foi bom e o que não foi, e quando arrumamos algo, conseguimos ter a satisfação de saber que algo melhorou e podemos compartilhar este sentimento. É isto! Reflita, reflita-se, e divida suas benesses, porque poucos pagamentos são tão significantes quanto um sorriso sincero!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece