Conquistas

Conquistas não são apenas vitórias. Começam nos sonhos, que muitas vezes não sabemos valorar a contento. Aí, por algum motivo, resolvemos acreditar nesses sonhos, e surgem os planos. Planos colocados em prática podem virar realizações; ou não. Devem ser empregados todos os esforços, porque realizações podem ser grandes fracassos, mesmo sendo realizações.

Mas então continua-se com o plano, tomando-se o cuidado de evitar ou corrigir os erros; e aprendemos com eles. Com o aprendizado, crescemos, e nos tornamos mais capazes, melhores e conseguimos um alicerce melhor para continuar com os planos, sem se esquecer dos sonhos, porque estes alimentam aqueles. Vamos conseguindo pequenas vitórias, degraus necessários para se chegar ao longe.

Suor, dedicação, perseverança, lágrimas, de alegria e de tristeza, são ferramentas e companheiros necessários no caminho, duro, mas proveitoso. E um dia os planos se concretizam; os sonhos viram realidade. Neste momento tem-se uma conquista! Um resultado glorioso de uma caminhada quase sempre árdua, mas que nos molda como seres mais capazes de sermos nós mesmos, mas com qualidade.

Aos que foram ferramentas, apoio, conselhos, obstáculos produtivos e estímulos à minha maturidade, meu muito obrigado. Nenhuma conquista acontece sozinha, porque depende de vários fatores, várias colaborações, mesmo as involuntárias e, principalmente, as despretenciosas. Findo mais uma etapa, com uma cerimônia simples, porém cheia de significado. Colo grau, não virando mais uma página, mas escrevendo mais um início desta conquista maior, que inclui os tropeços, as vitórias e a sabedoria de quem aprende que não basta existir, é preciso viver a vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece