Potencial

Dizem que temos capacidade para sermos perfeitos, apesar de ainda estarmos bem longe disto. Interessante é analisar, entretanto, que se temos o potencial, podemos empreender, desde que removamos os entraves que nos impedem de exercer nossa força máxima. Quantos grandes da humanidade começaram pequenos e desconhecidos mesmo enquanto estavam vivos.

Imagine o melhor carro de corrida, o melhor instrumento para desenho, as melhores ferramentas. O que será tudo isto sem um ótimo piloto, artista ou o melhor em sua área para utilizá-las? Potencial implica em uma possibilidade de se exercer algo, de se desempenhar uma função da melhor forma possível, mas requer preparo.

Nunca ouvi falar de algum ótimo atleta que nunca tenha treinado. Muito pelo contrário, passam horas todos os dias aperfeiçoando seus movimentos, sua respiração, otimizando o conjunto para que ele possa atingir o máximo do seu potencial, posso alcançar o melhor de si mesmo.

Assim somos nós; todos! Somos ótimos artistas, ótimos oradores, ótimas pessoas e ótimos ouvintes. A questão é que a maioria de nós ainda não treinou o bastante ou apenas não adquiriu os conhecimentos necessários para utilizar bem as ferramentas que recebeu. Aprimore-se, porque assim pode tirar das ferramentas que tem algo que nunca imaginou ser possível.

Todos já passamos por situações em que literalmente damos um show. Retiramos coragem, auto-estima, desenvoltura e outras coisas para desempenhar atividades e atitudes que, depois nos fazem refletir como aquilo foi possível. Mas, se conseguimos uma vez, porque não sempre? O que nos impede? Sim, nós mesmos!

Exerçamos pois o nosso potencial em sua plenitude. Façamo-nos profissionais perfeitos para nossas ferramentas, coloquemo-nos como o mais perfeito dos seres e perceberemos que podemos ser, que temos potencial para isto. E um dia, quando formos perfeitos, não precisamos nos preocupar em ser, porque junto com a perfeição virá o entendimento de que não somos perfeitos apenas para nós mesmos e que o perfeito é para ser distribuído, assim como todas as coisas boas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece