Esperança

Dizem que o brasileiro não desiste nunca, mas será que é por falta de opção? A falta de esperança na melhoria das coisas está grande ultimamente, o que não se restringe à nossa situação social, mas aos sentimentos, relacionamentos, sonhos pessoais, dinheiro e mais uma infinidade de coisas que fazem parte do nosso dia a dia.

Mas e aí? Será que alguém vai sempre precisar nos dizer que algo pode ser melhor? Ou será que algum dia vamos entender o conteúdo de uma das frases da famosa música de Geraldo Vandré, "quem sabe faz a hora, não espera acontecer"? Ter esperança de que algo pode mudar sozinho, sem nenhum esforço, isto sim é utopia; mais do que isto, seria acreditar realmente que apenas o governo pode resolver nossos problemas.

Esperança vem da certeza que precisamos ter em nós mesmos, na nossa capacidade modificadora e realizadora. Ninguém consegue ter esperança se não se sente preparado para mudar o mundo! Sim, mudar o mundo, mas não todo ele. Vivemos no nosso mundinho, como dizem, e ele é um completo reflexo do que fazemos e, principalmente, do que nos negamos a fazer. Perceba a diferença entre se negar a fazer e simplesmente não fazer.

Todos temos capacidade de escolha e, sim, sabemos das conseqüências de nossos atos; salvo em alguns casos de problemas mentais que restringem ao extremo o juízo e racionalidade, o que não é o caso da maioria. Como podemos esperar que algo melhore, enquanto nos mantemos inertes, sentados sobre a nossa própria preguiça de agir, achando que a culpa pela completa falta de ética de nossa nação deve ser direcionada apenas a um grupo de engravatados? Esquecer que eles foram eleitos por nós mesmos faz parte desse processo? Ou nossa curta memória deve se encarregar de apagar este detalhe?

Esperança é algo complexo, mas é como a sorte: deve ser construída. Construa a esperança por um emprego melhor; trabalhe, estude. Desenvolva a esperança por um relacionamnto duradouro: faça aos outros o que gostaria que lhe fosse feito. Tenha empatia, faça as coisas serem boas e seja parte disto! Esperança é algo maravilhoso, que nos faz seguir em frente, mas se não tiver embasamento interior, será apenas mais uma linda palavra usada nos poemas, textos educacionais e na mente e boca de sonhadores por um mundo melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece