Maturidade

Maturidade ou, modificando um pouco o termo, idade madura, pode ser definido como o estágio em que atingimos a consciência de como as coisas realmente são, com o entendimento necessário para que possamos usufruir de forma plena das coisas que o ambiente nos oferece. Parece-me, contudo, meio restrito, se verificado de forma simples que a maioria das pessoas restringe este saber às coisas fisicamente mensuráveis.

Uma pessoa muito querida me disse que a inocência das crianças é algo que inevitavelmente se perde, devido ao amadurecimento. Analisemos, entretanto, que muitas características das crianças são utilizadas como exemplos por profissionais de diversas áreas. Se quiser andar corretamente, observe uma criança caminhando; se pretender se tornar um pesquisador, "copie" a percepção e curiosidade das crianças.

O que define o tempo de uma idade madura, portanto, senão um conjunto relativo de melhorias, presentes no corpo, mente e espírito? À medida que nos desenvolvemos em toda a nossa plenitude, começamos a entender não apenas as coisas à nossa volta, mas as sensações em nosso interior. Abre-nos o horizonte quanto às relações humanas e quanto aos vícios e qualidades presentes tanto em nós, quanto nos que estão à nossa volta.

Como tudo, entretanto, é preciso estar aberto às opiniões alheias, assim como às coisas que nos parecem mais absurdas mas que, em sua simplicidade complexa, guardam ensinamentos muito importantes. A inocência perdida das crianças, sua falta de malícia e a sua incompreensão pela forma como os adultos brigam entre si, precisa ser resgatada quando voltamos a ter a consciência sobre o mundo.

Crescer não é apenas deixar o corpo aumentar e depois se decompor lentamente. É imperativo cultivar o conhecimento e, principalmente, a sensibilidade. Maturidade é algo que não pode nunca ser atrelado à data de nascimento, pelo simples motivo de que a intensidade com que se vive e as experiências pelas quais passamos nos oferecem um material muito mais rico de análise, reflexão e modificação interior do que os anos que passam; porque eles passarão de qualquer forma.

Ao contrário das frutas, o homem não amadurece como um processo natural. A ele são oferecidas oportunidades para que repense seus conceitos, suas atitudes e seus sentimentos. A esperança, contida no interior de cada um de nós, dá a certeza de que tudo pode ser melhor, mas não podemos nunca deixar de lado nossa responsabilidade no processo. Com o passar dos anos, se nos limitamos a observar e nada fazer, nem externo e tão pouco interno, mantemos a inocência das crianças, mas nos damos como presente o peso da ignorância, tão presente nos adultos cuja maturidade ainda não chegou.

Maturidade é uma planta que precisa de cuidados, de trabalho, de tempo e de um cultivo especial para que cresça e floresça. Cuidemos do nosso jardim interior, fazendo-o aproveitar o máximo dos estímulos do ambiente, resgatando, quando atingirmos a real maturidade, características que achávamos perdidas na infância, como inocência, ética, sensibilidade e a esperança de que tudo à nossa volta pode ser perfeito; porque, em verdade, realmente é.

Comentários

First of all, I really thank you for your opinion. People don't need to agree in everything, and we have the rights to be ourselves.
For me, I have a dream that one day knowlodge will be for all, without price or adds, but that's me.
Maybe one day, like said John Lennon, we will be all dreammers, dreamming about a better world, and making it!
I took a look in your blog. Seams to be nice, asking people to think about things ocurring all around.
Good luck in your adds...:)

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece