Família

Eu acredito que tudo existe e foi criado por um motivo, seja lá por quem foi. Não acho que o acaso seja tão acaso assim, e todas as situações pelas quais passamos nos auxiliam a nos encontrarmos no que somos no hoje.

Apesar disso, e para esclarecer dúvidas contrárias a esse meu pensamento, também não tenho como certo que tudo é porque tem que ser e, por assim ser, não possa ser modificado. Como tenho procurado ensinar aos meus filhos, podemos alcançar e realizar qualquer coisa, mas algumas demandarão um trabalho maior.

Mas pensando assim, teríamos que partir do pressuposto de que em tudo temos escolha, ou seja, o livre arbítrio. Como posso acreditar que não há pré determinismo, se sou obrigado a estar em determinada situação?

A família é um desses misteres, porque nascemos nela, aparentemente sem escolha. Vejo duas linhas que me parecem mais lógicas para tentar um entendimento para esse caso. As duas, a meu ver, convergem em uma solução, se não comum, parecida.

No primeiro caso, nós sim escolhemos como e para onde iremos vir, no que tange ao ambiente familiar, sabendo e aceitando as experiências decorrentes dessa nova casa. Mas como esse viés depende de "aceitação" filosófica, teríamos a opção de realmente cairmos de paraquedas, sendo forçados às alegrias e mazelas que virão.

E porque a solução seria a mesma, ou parecida nos dois casos? Porque temos opção de reclamar, não fazer nada, colocar a culpa em alguém, ou agir. E é a ação positiva que nos levará para frente, inclusive, em muitos casos, levando os que estiverem dispostos conosco.

A família é a nossa primeira escola, a nossa primeira profissão e a nossa maior realização ou fracasso. Se você é bem quisto no seu serviço, nas baladas, nos grupos de convívio social, é bem sucedido financeiramente, será realmente bem sucedido?

Eu o motivo a lhe questionar como é sua realização em sua casa, com a sua família. Talvez a tarefa mais difícil da nossa vida seja alcançar o coração daqueles que começaram a jornada conosco, fazendo com que permaneçam nosso Porto seguro.

Trabalhe em si mesmo, e não nos outros, para que tudo à sua volta seja prosperidade, em qualquer lugar e, sobretudo, em sua família. Você conseguirá melhorar o seu ambiente, sem que precise bater de frente com as dificuldades.

A família nos trás o entendimento do amor e do ódio, mas qual iremos escolher? Lembre-se sempre de que ela é sua primeira escola e, como tal, te auxilia a se desenvolver, mas nem por isso se desenvolverá junto com você.

Cresça, desenvolva-se, se possível traga retorno, entendendo suas limitações de alcance nos que o cercam e, por isso mesmo, trazendo serenidade. Essa primeira escola, seja a melhor ou a pior, é a base de tudo o que nos tornaremos, e espero que você se torne a melhor versão de si mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece