Pequenas tarefas

Minha vida sempre foi uma sequência de inícios e paradas, muitas coisas pelo caminho, tanta coisa para aprender e apreender. Parece autopropaganda negativa, e eu tenho certeza de que muita gente esconderia esse ponto, mas, afinal de contas, como esconder quem somos, de nós mesmos? A maior benção que recebo todos os dias se chama autoconhecimento. É ele que me dá a base para ser melhor a cada dia.

Se pararmos para analisar com atenção o nosso caminho, veremos que muitas das nossas grandes conquistas ficaram dormindo por um tempo, enquanto nos ocupávamos com outras coisas, prioritárias daquele dia, prioridades que vão mudando com o tempo, amadurecimento, autoconhecimento, ou mesmo a falta de tudo isso.

Bem, hoje comecei o dia pensando sobre isso. Achei listas passadas de prioridades, algumas das quais eu fiz até publicidade de que nunca as abandonaria, mas, advinha só? Eu as deixei de lado por um tempo. Hoje as retomei, e incrementei.

E nesse começo da manhã, eu refleti sobre o que estava na minha lista do que deveria ser prioritário nesse meu momento, e saí anotando, com caixinhas de seleção, para poder ir marcando as conclusões, e bebendo daquela sensação boa de dever cumprido. Hoje foi um daqueles dias produtivos, não porque eu conquistei o mundo, mas porque eu passei o dia fazendo pequenas conquistas.

Deixa eu te contar sobre as pequenas tarefas. Existe um motivo porque um programa complexo muitas vezes é dividido em funções, algumas variáveis, subrotinas, e outras partes menores. Imagine-se acordando com a missão de construir uma ponte interligando dois continentes. Parece impossível, certo? Pois é. Mas se a tarefa for pequena, temos a sensação de que ela é factível. Podemos, e devemos, usar isso ao nosso favor.

Eu sou fascinado por uma atividade que carrega na sua aparência o reflexo de um trabalho bem feito: o fisiculturismo. Sou admirado com a dedicação, a constância, paciência, perseverança, resistência, fortaleza mental e tantas outras características necessárias para ser bem sucedido. Se você já tentou melhorar o "shape" e criar músculos ou os sonhados gominhos na barriga, deve entender o quanto é fácil deixar de lado o objetivo, diante de tantas dificuldades e diante de tantas facilidades de fazer o contrário.

Mas, se você analisar com atenção, os maiores campeões, com os físicos mais próximos da perfeição, fizeram dia após dia, pequenas tarefas. Lembro-me de um documentário em que Kai Greene explicava, enquanto preparava suas marmitas, que se alguém quisesse ser atleta e não conseguisse aquele básico de organizar e preparar o que ia comer durante o dia, não adiantariam suplementos, remédios, e tantas outros "facilitadores".

Pense sobre isso em todas as suas coisas, e vai encontrar tarefas pequenas que são base para grandes realizações. Minha proposta é que você se organize para conseguir fazer pelo menos uma, todos os dias. Não importa o volume ou a quantidade, somente faça. Um apoio já tira você da inércia e te motiva a fazer dois.

Um passo após o outro, com o tempo você termina uma caminhada. Se der dez passos e parar, provavelmente nunca vai chegar lá. O tempo vai passar de qualquer forma e, enquanto isso, procure fazer pequenas tarefas, dia após dia. Com o tempo, essas páginas, passos, letras, números, flexões, vão se transformar em saúde, diplomas, viagens, troféus, conquistas, sorrisos.

Hoje eu fiz dez agachamentos, eu rezei, eu ouvi música, estudei (diversas coisas), trabalhei, tomei água, vi videos motivacionais e, veja só, até compartilhei com você um pouco de conhecimento. E, cereja do bolo, ainda tive a companhia dos meus três filhos fazendo as pequenas tarefas deles, e vindo me contar para atualizar as suas listas.

Pequenas tarefas; muitas vezes é só isso que precisamos para sair do lugar. Mais uma sugestão para você: comece o dia executando a salutar tarefa de exercitar a gratidão, por tudo o que você tem e tudo o que você não tem; foi o que o seu eu de ontem deu conta de conquistar! Seja grato! Se você não for grato pelo que tem, não merecerá o acréscimo que já está reservado para você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece