Aos pais e aos filhos

Hoje é um dia daqueles para refletirmos sobre algumas coisas e papéis importantes. Sim, tem as festas, as reuniões, os presentes, e eu recomendo que você aproveite de tudo isso um pouco, enquanto nós podemos, porque, aos que não podem mais, fica bem latente o meu comentário.

Pai ou papai, são duas palavras, dois vocativos pequenos, mas que carregam em si um peso tão grande. Não, não digo peso no sentido negativo, mas no sentido de importância, significado, responsabilidade pelo hoje e pelo que há por vir.

Se você hoje já é pai, eu o convido a ler esse texto se colocando nos dois lugares: o de pai e o de filho. Se, ainda como muitos, não teve a honra de ocupar essa cadeira, eu o convido a observar o seu ou os que estiverem hoje disponíveis à sua volta.

Quando somos mais novos, é normal (e hoje entendo isso) que a imaturidade não nos deixe enxergar algumas coisas. Achamos, no auge da nossa ignorância juvenil, que, por algum motivo inexplicável, devemos receber tudo, sabe-se lá porque, simplesmente porque queremos. E, nessa posição do ainda aprendiz, esquecemos de avaliar o papel do mestre, as dificuldades de todo o momento, para nos oferecer o melhor.

Talvez haja aqui alguma crítica, porque nem todos os candidatos a essa profissão sem demissão e nem descanso aceitam a cadeira. E agora, na posição de pai e filho, e depois de tantas reflexões, eu simplesmente lhe diria que realmente nem tudo é tão fácil como parece, e muitas vezes o medo nos assola o coração, nos deixando aquém do que a vida nos apresenta para o dia.

Mas quem perde? Quem ganha? Ser pai não é tão simples quanto achamos, quando ainda só olhamos de longe e criticamos. Ser pai, no conceito pleno do termo, é servir de exemplo. E aqui é onde podemos refletir sobre as críticas feitas há pouco, e louvar aqueles que, sem perceber, talvez tenham dado o melhor exemplo de todos, que é sobre o que não deve ser feito. Na minha opinião, perderam eles a oportunidade do crescimento e aprendizado.

Eu sempre quis o cargo, desde sempre. Sinto-me honrado por poder transmitir um pouco do que aprendi como filho, inclusive sobre ensinamentos que só entendi depois de pai, depois de muita reflexão, muita busca, sobretudo de autoconhecimento.

Hoje sei que, como se diz no popular, filho não vem com manual. E, advinhe só, pai também não. Apesar existirem livros ensinando sobre o assunto, na verdade, é preciso prática, é obrigatório mergulhar de cabeça para entender sentimentos simples, como abdicar de um pedaço de alguma coisa, que em outras situações não abdicaríamos, ou de não ver o tempo passar, quando é preciso ser o suporte para alguém.

Ser pai tem sido analisar o que me foi ensinado, acrescentar o que a vida me ensinou, refletir sobre o que eu acho justo, ético, sobre o que eu gostaria de ter aprendido desde pequeno, juntar tudo isso e ir ensinando valores, dia após dia, respeitando as diferenças que, no meu caso, cada um dos três apresenta em suas particularidades.

Ser pai, como aprendi com o tempo, é entender que, embora sejamos todos falhos, podemos ensinar o que achamos que é certo, mesmo quando nós mesmos somos incapazes de fazer o correto, e não existe hipocrisia nisto, muito pelo contrário. Hoje admiro e louvo ter a capacidade de ser mestre em assuntos em que ainda busco o título prático de mestre, mas que a minha teoria com certeza será luz, para aqueles que ainda formam o seu caráter, mesmo que eu mesmo ainda peque na prática.

O pai, que aprendeu do seu pai (e provavelmente de observar outros pais), conseguiu me transmitir o caráter, a ética, a responsabilidade e a firmeza de continuar dando os passos necessários, mesmo nos dias difíceis. Me ensinou, mesmo quando eu não ouvia, que eu seria responsável por mim e pelos outros, mas continuou ensinando, e plantou a sua semente no meu coração, que no momento certo floreceu e cresceu.

Não existe caminho certo, não existe matemática, quando tratamos de ensinar pessoas. Aproveite esse dia para refletir, se você é pai, e refletir, se você é filho. Deus nos deixou um representante especial para nos fazer lembrar a Sua paternidade. Nós, filhos, às vezes não damos a devida atenção, mas, como Ele fez e faz, seu representante continua, dia após dia, plantando sua semente para que, no momento certo, ela floreça e cresça.

Aos pais, neste dia, minha admiração. Aos filhos, deixo duas frases de uma música, que, somente elas, darão muito material para reflexão: "Você me diz que seus pais não lhe entendem / Mas você não entende seus pais".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece