Mentalidade Milionária

Vou começar o texto com uma provocação para sua reflexão: O que separa você de ser milionário? Se você respondeu de forma automática, existe uma grande probabilidade de você ter respondido: "o dinheiro".

Se acertei, preciso te contar que você está errado e, mais do que isto, preciso te contar que te ensinaram errado. Como sei disto? Simples: infelizmente somos educados para sermos engrenagens e não os donos da máquina! E provavelmente recebemos educação semelhante.

Deixe-me te contar alguns "segredos", que você talvez até já tenha ouvido em algum lugar, mas não deu atenção. Os milionários não são feitos somente de dinheiro! Somente trabalhar não vai fazer você ficar rico! O dia tem 24 horas para todo mundo, ricos e pobres! Não, absolutamente não, você não vai ficar rico se ganhar milhões na mega sena.

Antes de me criticar, ou rebater com o senso comum, use o nome desse blog e reflita. Você, em seus anos na escola, faculdade ou qualquer outra instituição de ensino por onde passou, teve matérias como educação financeira, conhecimentos sobre legislação, oratória, empreendedorismo, nutrição, etc? Se sim, parabéns. Mas eu tive experiência de fazer uma matéria sobre empreendedorismo em um curso de Administração, porém fora da grade curricular!

Se um curso que deveria formar profissionais que vão gerir empresas, não te ensina a empreender, algo está muito errado! E a razão é simples: a nossa grade curricular tem foco em colocar a máquina para girar e não criar novas máquinas.

Se todos fossêmos esclarecidos, pensadores, tivéssemos uma mentalidade crítica e questionássemos o que não está de acordo, como ficaria o controle de massa, e a manutenção dos que estão na "administração" do sistema? Parafraseando Tropa de Elite: "o sistema é foda parceiro".

Eu percebi depois de muitos anos que, mesmo tendo feito um curso na área de gestão, não sabia gerir meus recursos, com a mentalidade de escassez, de que sempre falta algo. E é nesse ponto em que o jogo começa a mudar.

Primeiro ponto, existe uma atitude que é imperativo para fazer sua mentalidade milionária começar a surgir: Gratidão! Não, eu não citei conformismo! Eu me refiro a ser grato pelo que tem, independente do que seja, de um ponto de vista até filosófico e espiritual. Se você está vivo, e acho que está ao ler esse texto, então já tem um motivo para ser grato. Aí você já tem um bom começo.

Ser grato, muda a sua visão de um alinhamento de que você não tem o suficiente, para uma certeza de que o que você tem é bom, embora você sempre possa almejar e trabalhar por algo melhor. E nesse momento, você começa a fazer um levantamento de recursos, de possibilidades. Lembrando da Administração em tecniquez: Análise de SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Parece muito complexo? É o que te educaram para acreditar. Seja grato e saiba onde você está, o que você tem e o que pode fazer. Entenda que você é e tem muito mais do que se dá conta, e talvez comece a entender que seus sonhos não são impossíveis, você apenas está usando a estratégia errada.

Mas e o começo do texto? Porque não é o dinheiro que lhe separa de ser milionário? Na verdade ele é apenas uma parte do problema. Porém, se você ganhar na mega sena, no Big Brother ou se der um golpe de sorte, sem mudar a sua mentalidade de escassez, vai perder tudo e voltar a ser pobre.

Sim, concordo com o que ouvi esses dias atrás, de que riqueza está associada ao seu patrimônio, e aí entraríamos na seara do dinheiro. Porém é fácil de perceber que a diferença entre o milionário real e o pobre real está na forma como os dois encaram suas realidades e suas possibilidades.

Pare de esperar que o mundo te entregue algo. Mude sua visão, suas atitudes, e passe a ser um milionário sem dinheiro. Com o tempo, com as ações adequadas, veja, com o tempo, com trabalho, dedicação, você verá suas dívidas diminuirem, depois acabarem, depois vai começar a sobrar dinheiro, e por aí vai.

Existe mais um ponto importante a acrescentar, isso se você realmente quer ser milionário. Os erros fazem parte do processo, aceite e assuma riscos, e, sobretudo, saia da zona de conforto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece