Convicção

Confissão particular: eu sempre pesquiso o histórico do Blog ao escrever um novo texto, seja para evitar idéias iguais, seja para ter certeza de que quero mesmo falar sobre um assunto novamente.

Há 11 anos mais ou menos eu escrevi um texto sobre a mesma idéia de hoje; título "Vocações", caso se interesse por ler. Muita água rolou desde lá e parece que não aprendi ainda o conteúdo do que escrevi, porque ouvi a expressão que enfeita o título dessas letras hoje, com a mente fervilhando em análises e certezas, provavelmente como devo ter feito anos atrás.

Memórias de lado, as reflexões são assim, como as ondas do mar que vem e vão, e nos martelarão nas idas e vindas, até que consigamos provar o entendimento, através das atitudes. Então vamos ao pensamento de hoje, ou ao que fez os dedos coçarem e eu me sentar somente para esse texto.

Você faz o que você gosta? Se eu lhe perguntasse isso, ou melhor, se você mesmo tivesse que responder a si mesmo o que tantas vezes deve ter perguntado aos outros, qual seria a sua resposta? Usando a mesma sinceridade que gostaria de receber de alguém a quem fizesse essa questão, a que conclusão chegaria?

Vou arriscar, sem muito medo de errar, pelo menos para a maioria das pessoas. Você provavelmente responderá que não faz o que gosta, ou talvez não como gostaria. Mas porque isso? Porque deixamos as coisas acontecerem, aceitamos as opções que nos foram colocadas e, escolhendo entre algo que não era nosso, mas era dito como as únicas opções, de uma forma ou de outra escolhemos errado.

Lembro-me de um filme muito bom - "Amor sem escalas (título traduzido)" - em que em meio a um momento "ruim" de uma demissão, o funcionário se vê recebendo essa mesma pergunta que lhes coloco aqui. A resposta é que gostaria de cozinhar; porque então não aproveitar a chance que a vida estava a lhe dar? Um salve aqui para uma amiga analista que queria ser padeira e foi! É uma das pessoas que guardo com felicidade pela felicidade dela, por mais que tenhamos tido nossos embates e desavenças. Fico feliz porque ela conseguiu colocar seu sonho na linha de produção.

Mas retomando......

Parei alguns instantes a pensar, como alguém que busca oxigênio para voltar a caminhar e daí a correr. Será que realmente querermos ser felizes? Até quando culparemos o mundo pelos passos que não demos? Tenho vergonha, é muito difícil, dá trabalho, e tantas outras desculpas. Claro que dará trabalho, mas a idéia é essa, não é Arnold? "Se quiser alcançar algo que os outros não alcançaram, precisará fazer coisas que eles não se dispuseram a fazer", o problema é que, nesse caso, os outros somos nós!

Então, será que você tem algum sonho de criança, adolescente ou adulto guardado? Fotografia, esportes, culinária, ou apenas reflexões? Quando é que vai colocar em prática? Ou não vai? O tempo vai passando e não vai voltar. O velho de amanhã vai olhar para a criança de hoje, que não é mais criança e olha para a criança do ontem, e vai lhe perguntar: Você viveu de verdade? Você foi feliz? Você pelo menos tentou? Tentou seguir suas convicções? Ficam aí as perguntas, como lição de casa, inclusive para mim, que vou ali me sentar e refletir um pouco sobre essa reescrita mais de 10 anos depois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece