O tempo passa......

Quando a gente menos espera, se dá conta de que muita coisa passa; ou passou. São planos, que não saem dos planos, no círculo das coisas do dia a dia; dias que viram semanas, meses e anos. Em um dia qualquer, em uma fila qualquer, aparece alguém para lhe lembrar que o tempo se foi.

É estranho se ver na situação de ter que simplesmente aceitar que passou, aceitar porque "ainda não inventaram um jeito de voltar no tempo", como escutei dias atrás. Quando a gente menos espera, e pela motivação do acaso, se vê nas contas do que o tempo levou, percebe que ficaram no caminho empregos, relacionamentos, livros, músicas, poesias, filhos, amigos, anos que trouxeram cabelos brancos e maturidade.

Não acredito em acaso e, por isso mesmo, entendo que, como diriam grandes amigos, "tudo tem um razão de ser e um porquê de acontecer". O tempo não apenas passa, mas leva e trás, sobretudo sabedoria, se tivermos sabedoria para aproveitar o tempo.

Tem uma frase que já ouvi muito, relacionada mais ao físico do que ao transcedental: "O tempo é uma fábrica de monstros". Prefiro olhar por outra ótica, de uma frase que não me recordo de ouvir, mas que vem agora de dentro: O tempo é uma fábrica de anjos.

Porque anjos? Na Terra, quando pensamos em perfeição, citamos o nosso irmão crucificado. Extrapolando o material, muitas vezes referenciamos a perfeição através dos anjos, sejam eles quem forem e onde estiverem. Eu acredito que não somos perfeitos, mas perfectíveis. Um dia, e meu coração me dá essa certeza, seremos todos anjos. Livres das nossas amarras materiais, lapidados por várias caminhadas, de longos anos, que representarão segundos na andança imortal, estaremos no patamar daqueles que hoje vemos com asas, e poderemos voar.

Anos se passaram, dentro e fora de mim mesmo. Sou bom com fisionomias e péssimo com nomes ou lembranças; me perdoe se o ver por aí e não souber de onde o conheço ou como chamá-lo, pois até hoje me sinto admirado por pessoas que me encontram e me chamam pelo nome! Eu provavelmente vou olhar para você com a sensação de ter a certeza de que lhe conheço e, eventualmente, minha memória não me trairá.

Anos se passaram, os cabelos e a barba ficaram brancos, vieram filhos e eles cresceram. Pessoas queridas partiram e outras com o tempo virão. Anos se passaram, e, me comparando ao dia da entrada nesta jornada, muito aprendi, não sem dores, não sem cicatrizes, não sem ter que colher os frutos amargos das minhas próprias escolhas.

Mas o tempo passa, e com ele, amenizam-se as dificuldades, voltam os sorrisos, que talvez também um dia se aposentem, e novas razões acontecem. O tempo passa, e com ele muitos sonhos que ficaram no tempo começam a se fazer vivos novamente, dando a certeza de que aquele trabalho, um pouquinho todo dia, dá seu resultado, mesmo que não no nosso tempo, mas no tempo que tem que ser o tempo.

O tempo passa e mais uma vez eu aqui, escrevendo para registrar algo que o coração carrega e pode ser compartilhado. Precisa? Talvez não, mas pode ser, e talvez encontre ninho em algum coração magoado ou transbordando de alegria, que usará essas frases de alguma forma boa, como eu mesmo usei tantas outras, nos momentos em que precisaram ser usadas.

O tempo passa, meu amigo, meu colega, e mesmo que não lhe lembre o nome de imediato, lembre-se de que a vida não é só trabalho, não é só estudo, assim como não é somente artes, leitura e sublimação. A vida é o que vivemos em cada dia, e por mais simples que sejam, pequenos momentos do acaso do destino, são justamente isso, a vida acontecendo; enquanto o tempo passa......

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

O maior risco

E o livro?