Um livro

Tenho certeza de que muitos de vocês têm projetos guardados, que gostariam de colocar em prática. Eu coloquei alguns, como fazer uma apresentação sobre educação financeira, que coloquei no meu canal do YouTube, Kanso Tech, ou voltar a estudar assuntos que me agradam da área de TI. Um desses projetos eu dei início no passado, mas ficou inacabado, e ainda vai permanecer assim por um tempo: escrever um livro.

Mas não totalmente; apesar daquele ficar adormecido, e talvez um dia o retome, tenho aqui muitas páginas escritas, com reflexões e uma caminhada de uns 15 anos. Resolvi, pois, fazer uma releitura dos mais de 200 textos do blog, e reuní-los em um livro, uma coletânea selecionada, para compartilhar, e deixar registrado.

É um desejo antigo, e ainda sem data fim exata, porque, para gerar o produto final, vou mergulhar em mim mesmo, me colocando como leitor da minha obra, em um misto de revisor autoral com viagem no tempo das minhas próprias divagações.

Ao fazer um backup inicial, já tive a impressão de que talvez nem todas as letras sejam convidadas para a obra final, e me veio a vontade, ainda embrionária, de incluir letras inéditas, para dar um sabor diferente à obra.

Assim como os nossos pensamentos evoluíram com o tempo, também os meios, pois há não muito tempo atrás, pensar em escrever um livro era espaço para poucos. Atualmente, com as facilidades do digital, o termo livro se converte em ebook, sem a obrigação de se transformar em tato material, em diversas plataformas possíveis, dentre as quais farei uma escolha sobre onde plantar essa semente.

Seguindo tendência moderna, o leitor poderia me perguntar o porquê, pois afinal bastaria vir aqui e ler de cabo a rabo, do primeiro texto ao último, e o trabalho estaria feito. Por certo seria possível, e mesmo por isso dei início também a este projeto, para que pudessem ser registradas as minhas idéias que, de outra forma, se perderiam com o passar dos anos.

Mas toda ferramenta tem sua função, e todo projeto o seu objetivo. Comecei esse blog como uma autoterapia, uma forma de conversar comigo mesmo e, em alguns casos (que tive a satisfação de ter contato nesse primeiro backup), receber um pensamento alheio, seja de admiração, crítica, ou somente de contribuição de quem estava passando na frente da televisão.

Mas eu quis vir aqui e deixar registrado esse novo/antigo projeto, para que vocês possam me cobrar em breve, caso ele demore a sair, para que eu me comprometa comigo mesmo e com vocês, para que eu possa fazer valer o nome que escolhi para esse blog.

Um livro, um ebook, uma coletânea dos textos que aqui lhes deixei, com provável acréscimo de pensamentos amadurecidos (ou também apodrecidos) através da ação do tempo, do envelhecimento, das experiências, dos tombos, dos acertos, das lágrimas e dos sorrisos.

E você? Tem projetos engavetados? O que está esperando para colocá-los em prática? Como dizem, o lugar mais rico do mundo é o cemitério, onde estão enterrados tesouros diversos, que infelizmente não foram transformados em obras vivas pelos seus autores.

Não permitamos que isso nos aconteça! Convido-os a criar, a colocar a cara à tapa, a se mostrar para os críticos dos outros, que muitas vezes se escondem de criticarem a si mesmos! Reflexões, em torno de quinze anos delas, que vou compartilhar comigo mesmo, e com quem estiver disposto a viajar comigo pelas minhas idéias.

Vejo-os em breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece