Crenças

Falo por mim mesmo quanto ao que aqui seguirá, sem uma busca tola por concordâncias ou aceitações. Concordo em total amplitude com a idéia de que é impossível agradar a todos, no que alguns, além de discordarem, se colocam em posições ridículas de convencimento alheio, sem refletir sobre o fato de que, na posição de razão mais ampla, deveríamos nos estimular ao pensamento, pois é muito mais útil ao ser humano criar idéias do que simplesmente assimilá-las.

Somos hoje copiadores do que nos passam; glutões de coisas incompreensíveis, mas que nos satisfazem a ignorância. Assim nasci, em meio à idéia de que é preciso ir à igreja porque todos vão ou, pior ainda, porque alguém incrustou a idéia simples, sem explicações, de que não ir seria pecado.

Confesso, mais à vontade aqui do que junto ao suposto representante do senhor, que assim cresci, conhecendo as missas católicas, os templos "Sei-sho-noe-i" (espero que o google não tenha mentido quanto à escrita), seminários católicos, rezas em alto som junto aos evangélicos, centros espíritas, e talvez algum outro que não me lembre agora. Todos diferentes, mas tão iguais, pregando a essência do amor. Considero-me mais como espiritualista, sem vínculo eterno com nenhum pensamento.

Aqui dou consultoria, e, aproveitem, sem custo algum: sejam pluralistas em seus pensamentos, porque a ignorância se apodera das limitações que nos colocamos por própria vontade. Se hoje me considero capaz de colocar algumas letras sobre crenças, por mais simples que sejam, isso se deve ao fato de não ter me restringido a apenas uma, o que me faria parcial e limitado, assim por si, com uma visão parca das coisas.

Não defendo nem um nem outro, apenas expresso pontos mais lógicos. Não acredito em dogmas inquestionáveis, posto que a História já nos mostrou que foram inventados para que as massas forem conduzidas. Creio, e vivencio, que a cada um é dado, segundo a vossa compreensão, sendo bom ou ruim, de acordo com o que nos permitimos usufruir das divindades que nos são ofertadas.

Somos especiais, o que também não gera dúvidas, bastando olhar à volta. Que animal questiona-se sobre si mesmo, criando para si belezas, se não comparáveis à naturais, dignas de suspiros profundos e sinceros? Somos únicos, e, portanto, seria desperdício nos tornarmos iguais, principalmente quanto ao pensamento; mas certo, confesso ser necessário um norte a ser seguido.

E, em meio a tantas confissões, com tantas crenças semelhantemente distintas, deixo minha última consultoria, para que sigam os exemplos de amor, mesmo que não comprovados, posto que o importante das histórias não é a existência de personagens perfeitos, mas a idéia que nos fornece à reflexão.

Não sei se subiu aos céus, e tenho certeza de que muitos não foram perfeitos, por mais exemplos positivos que tenham deixado. Mas hoje, em meio à minha incompreensão de tudo o que já aprendi e acho pouco, tenho a certeza de que meu pai não é perfeito, mas seu amor pelos seus é inquestionável, e digno de ser seguido. Assim sendo, deixo aos homens as brigas pelas certezas mundanas, e tento seguir os anjos, na única certeza que nos une, seja no nascimento, seja no até logo da carne, o amor.

Comentários

Larissa Almeida disse…
Diante de tantos, um alguém.. um inconfundível alguém que torna o meu imperfeito cada dia mais perfeito atráves de sua visão completa e profunda sobre a natureza humana.
Há tempos procurava o meu completo e com você o sou.
Homem do amor, se assim o posso caracterizar, a sua pequenez me torna grande.. e a sua grandeza me faz sublime. Com minha alma te deseja cada dia mais.. deseja sua melodia, seu canto.. seu pranto.. seu amor!
Te amo.. cada texto que escreve me enobrece!

Postagens mais visitadas deste blog

Faça valer a pena

União desunida

Nos dias em que nada acontece